Blog da ABEC

Assembleia geral da ABEC 2018 - retrospectiva, emoção e alegria

A Assembleia Geral é um momento de retrospectiva e reflexão sobre as atividades realizadas e as metas definidas no ano anterior. É, também, um momento de confraternização. Este ano em especial, devido à entrega de certificados a 20 alunos, a assembleia foi um momento de muita emoção e muita alegria!

No ano letivo 2017/2018 a ABEC contou com um número aproximado de 250 associados, 23 professoras, 160 alunos matriculados em 26 turmas nos cantões Zürich, Aargau, Bern, Basel, Schaffhausen e Schwyz. Infelizmente, quatro turmas foram desativadas : Tann (ZH), Schaffhausen, Wettingen, Biel-Bienne.

O ano foi marcado por várias medidas de contenção de despesas bem como por diversas atividades com o objetivo de divulgar os cursos HSK (heimatliche Sprache und Kultur) da ABEC.

Palestras e atividades culturais

Foram realizadas palestras sobre bilinguismo e letramento e uma tarde de informação no Consulado Geral do Brasil em Zurique. Promovemos a Semana de Portas Abertas, além dos tradicionais eventos culturais como o show Águas de Março, Noite Literária e Festa Junina. Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no blog da ABEC. Confira https://www.abec.ch/blog

No âmbito de contenção de despesas, gostaria de mencionar a redução do número de aulas dadas por semestre, a redução do orçamento para eventos culturais e finalmente a decisão de fechar a sede/secretaria da ABEC na Konradstrasse 1, espaço físico de ocupou durante 13 anos. Decidimos apostar no uso de novas tecnologias para a administração e gestão escolar e estamos confiantes, esperando alcançar mais famílias dentro da comunidade brasileira e esperando que, em breve, este passo possa trazer frutos.

Atividades da área pedagógica

Dentre as atividades pedagógicas realizadas, além das reuniões de professoras, orientações individuais, gostaria de destacar:

1. a presença da professora Miriam Vizentini representando a ABEC no I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança, em agosto de 2017, na Universidade Federal de Brasilia;

2. o Encontro Anual 2017, organizado pelas professoras Danielle Sombra Stäheli e Andréa Paulino Leonhard, em 01 de setembro de 2017;

3. a organização e realização do III SEPOLH (Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança) em outubro de 2017, ao lado da Associação Raízes, cuja comissão organizadora foi composta por: Arlete Baumann e Miriam Vizentini (ABEC), Martine Scherer e Ana Paula Ribeiro (Raízes) http://raizes.ch. Durante o simpósio foram lançados o livro “O POLH na Europa” e a pesquisa “Currículo POLH”, ambos com a participação da professora Miriam Vizentini em parceria com a Dr. Ana Sousa, de Londres.

Prêmio PLH 2017

Eu não poderia deixar de mencionar que a ABEC recebeu o prêmio internacional PLH (Português Língua de Herança) na categoria “Iniciativas” que atuam em prol da promoção da língua e cultura do Brasil , o que nos encheu de orgulho e gratidão. Nossos parabéns à organização Brasil em Mente, de Nova Iorque, que teve a iniciativa de instituir a outorga do prêmio PLH. http://www.brasilemmente.org/

HSK (heimatliche Sprache und Kultur)

Procedimento de inscrições

Nos cantões Aargau, Bern e Basel há a distribuição de formulários impressos para a inscrição dos alunos nos cursos de Língua e Cultura/Língua de Herança. Os professores da rede pública desses cantões devem entregar os formulários aos pais dos alunos.

Após implementar o sistema de inscrição online há três anos, o cantão de Zurique aboliu os formulários impressos. A pedido de várias entidades que atuam nesse cantão, a Secretaria de Educação elaborou, no ano passado, um informativo / formulário de inscrição e distribuiu 10 mil exemplares nas escolas da rede pública. O retorno foi mínimo: no decorrer do período de matrículas a ABEC, por exemplo, recebeu 1 único formulário preenchido.

É interessante constatar que de todas as inscrições recebidas pela ABEC no cantão de Zurique durante este ano, 90% foram feitas online através do site www.abec.ch e 10% foram feitas através do site da Secretaria de Educação. Acredito, portanto, que não haverá retorno ao formulário impresso, pelo menos no cantão de Zurique.

Mais informações sobre os cursos de Língua de Herança (HSK):

A Diretoria e o trabalho voluntário

A Diretoria, reeleita em novembro de 2017 (Arlete Baumann, Mônica Stoll, Fernanda Ferrari, Mônica Dürsteler, Miriam Vizentini e Markus Baumann) , arcou, como nos anos anteriores, com múltiplas responsabilidades, desempenhando várias funções dentro da Associação, tanto na parte operacional como na parte estratégica.

Durante este ano pudemos contar mais uma vez com o trabalho voluntário de mães, pais e professoras na organização e realização de eventos para angariar fundos para a associação. Vale lembrar que as professoras, além de ministrarem aulas, investem uma boa parte de seu tempo em atividades de promoção do ensino de língua e cultura.

Encerrando, gostaria de agradecer a todos os associados, às professoras, às coordenadoras, à Diretoria e aos grupos de trabalho e voluntários pelo empenho e dedicação. Este trabalho não seria possível sem horas e horas de trabalho voluntário de todos nós!